terça-feira, 4 de setembro de 2012

Conceito Matriz de Criticidade





Nem todo equipamento de uma fábrica tem a mesma criticidade.  Alguns podem variar sem verdadeiramente afetar a produção, a segurança ou o meio ambiente, como é o caso de equipamentos redundantes ou alguns tipos de equipamentos que são utilizados ocasionalmente.  Em contrapartida, há equipamentos que, obrigatoriamente devem estar em bom estado de funcionamento (Equipamentos Críticos). A sua disponibilidade poderá acarretar, por exemplo, a perda de vendas, atrasos nas entregas aos clientes, acidentes pessoais e danos ambientais.  Os esforços da manutenção devem incidir prioritariamente nestes equipamentos.
A partir desta necessidade utilizamos a uma matriz para definir a criticidade dos equipamentos. Muitas são as opções de matriz a utilizar, vamos apresentar aqui, inicialmente, o conceito final que deve ser compreendido e em uma postagem futura exemplos de matriz.

Os valores e períodos determinados na matriz que você escolher deve ser definido baseado no custo médio da manutenção e no histórico de falhas dos equipamentos.
A classificação final dos equipamentos em grau de importância deve ser entendida da seguinte maneira:

·         EQUIPAMENTOS CLASSE A (ou GRAU 1) - Equipamentos que interrompam o processo de produção ou que causem transtornos ao mesmo, reduzindo a capacidade produtiva e impactando a qualidade e/ou custos dos produtos e subprodutos. São caracterizados como equipamentos de risco operacional.  Tais equipamentos devem ser tratados com Manutenção Preventiva com Base no Tempo, Preditiva e Inspeções Diárias;

·         EQUIPAMENTOS CLASSE B (ou GRAU 2) - Equipamentos que, embora importantes para o processo produtivo, não causam paradas e nem transtornos significativos ao mesmo.  Sua parada não traz consequências importantes ao produto ou serviço final. São caracterizados como equipamentos importantes ao processo produtivo.  Tais equipamentos devem ser tratados com Manutenção Preventiva com Base no Tempo e Inspeções Programadas;

·         EQUIPAMENTOS CLASSE C (ou GRAU 3) - Equipamentos necessários ao processo produtivo, mas que não trazem nenhum transtorno ao mesmo.  Normalmente, estes equipamentos são de fácil substituição e sua manutenção pode ser feita com tranquilidade. São caracterizados como equipamentos necessários ao processo produtivo.  Tais equipamentos devem ser tratados com Manutenção Preventiva com Base no Tempo e Manutenção Corretiva (atuação apenas na quebra).

Nas próximas postagens continuaremos tratando sobre a metodologia e ferramentas do RCM/MCC.

2 comentários:

  1. Apliquei os conceitos da matriz em uma área que estava com o OEE em 72%,criamos um comitê de melhoria e hoje após 9 meses e com as estratégias aplicadas de forma disciplinada e constantes apresentamos um indicador com 91% de eficiência. Muito boa ferramenta atrelada as saídas da matriz sendo aplicadas rigorosamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...