segunda-feira, 8 de abril de 2013

Significado de “Tagueamento” e Árvore Estrutural


Iniciaremos o assunto como de costume, com as definições básicas do assunto, para que o entendimento seja o mais claro possível.


TAG e Tagueamento

A tradução de TAG, do inglês, é basicamente etiqueta, logo “Tagueamento” seria simplesmente a identificação de um item com esta “etiqueta” ou a “etiquetagem” de algo associado a uma informação.
Nas empresas o Tagueamento pode ser utilizado para a identificação de itens e/ou localização de áreas. Sua função seria facilitar qualquer tipo de planejamento ligado ao determinado item ou local identificado. Então eu pergunto:

- “Qual o problema das empresas que não realizam este tipo de identificação?”

A resposta é simples:
- Poucas empresas dão início às suas atividades pensando na manutenção e em seus processos internos, normalmente o que interessa é o início imediato da produção, e após sua partida, fica muito complicado ou mais caro realizar o levantamento de todos os itens, componentes e equipamentos, então, elas optam por substituir o que quebra ou então reparar conforme demanda, e no caso dos processos internos é praticamente na tentativa e erro.
Esta infelizmente ainda é a situação de muitas empresas do nosso país, principalmente as de pequeno e médio porte.

Podemos afirmar que, para a Manutenção, a identificação ou o Tagueamento é a base para a gestão de equipamentos. Seria possível, por exemplo, agilizar o planejamento e a programação de intervenções, facilitar a compra de material, evitar duplicidade de itens ou componentes, extrair informações para gestão de falhas, custo, disponibilidade, etc. Os ganhos com esta organização básica são evidentes.


Árvore Estrutural

Este assunto foi brevemente comentado aqui no blog quando tratamos de RCM (Reliability Centered Maintenance), mas desta vez detalharemos seu conceito, criação e forma de aplicação.

Com dito anteriormente, a Árvore Estrutural do equipamento expõe os conjuntos e componentes que o integram de forma ordenada, possibilitando também, ter uma visão completa das dimensões que o trabalho realizado pode alcançar para o caso da aplicação das metodologias do RCM/MCC para todo o equipamento.

A Árvore Estrutural permite visualizar, a localização dos equipamentos ou de um determinado item, a posição no sistema a que pertence, os chamados equipamentos “pais” ou “filhos”, os níveis afetados por intervenção, a rastreabilidade na planta e fora dela, a busca de informações históricas de qualquer sistema, conjunto ou equipamento, e ainda muito mais.

Em resumo, a Árvore Estrutural compila, em um único mecanismo, os objetos físicos individuais, os sistemas e áreas comuns de uma empresa, desde que identificados ou “Tagueados” de maneira padronizada.


Esta foi apenas a primeira postagem sobre o tema, na próxima será exposta uma sugestão de Tagueamento e em seguida a criação da Árvore Estrutural de equipamentos.
Continue acompanhando nosso blog, acesse e participe, deixando sua opinião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...