segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Árvore Estrutural




Apesar de parecer bastante simples, este é um passo extremamente importante para a continuidade do trabalho de RCM/MCC.

A Árvore Estrutural do equipamento expõe os conjuntos e componentes que o integram de forma ordenada, possibilitando também, ter uma visão completa das dimensões que o trabalho realizado pode alcançar para o caso da aplicação das metodologias do MCC para todo o equipamento.

Existem várias maneiras de se ordenar as áreas e equipamentos de uma unidade, métodos consagrados como normalmente utilizado em softwares aplicados à Manutenção como o SAP, que trabalha basicamente com norma alemã. Mas independente do software ou método utilizado, o importante é que esta organização seja de bom entendimento entre os mantenedores para que seu uso seja confortável e eficaz, pois o grande problema de se utilizar uma estrutura complexa é o descaso daqueles que conviverão com ela no dia a dia. Por isso, em minha opinião, é sempre válido conversar com os gestores e colaboradores sobre as possíveis normas que poderão ser utilizadas para a criação e ordenação das áreas e equipamentos.

A Árvore Estrutural será utilizada em todo o tempo da atividade de RCM/MCC e posteriormente para o tratamento de falhas, pois os colaboradores se utilizarão dela para alocar as falhas dos equipamentos ou componentes. Veremos mais detalhes nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...