segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Gestão POR Processo - Definições e BPM

Olá amigos e leitores do Blog Engenharia de Manutenção no Brasil. Após uma pequena contusão no ombro finalmente de volta, ainda não completamente recuperado, mas em condições de publicar.

Espero que tenham gostado da entrevista com o vice-presidente da ABRAMAN Rogério Arcuri Filho, foram informações bastante importantes compartilhadas a respeito da nova norma ABNT-NBR-55000/2014, mas hoje continuaremos com a terceira publicação sobre o assunto escolhido por vocês, Gestão Por Processo.

Na abordagem de hoje entraremos das definições da Gestão por Processo. Nas duas primeiras publicações a preocupação foi esclarecer dúvidas e equalizar as informações sobre Processo, para somente agora nos introduzirmos aos detalhes desta inovadora abordagem.

Basicamente o princípio desta metodologia surgiu a partir da constatação de que os processos em sua grande maioria não obedecem às fronteiras das gerências ou departamentos na estrutura organizacional, por isso então seria preciso algo com o objetivo de conectá-los, surgiu a Gestão POR Processos.

Uma das definições mais interessantes na minha opinião, foi a realizada por ROSEMANN e BRUIN em 2005 que diz o seguinte:

"Gestão por processos pode ser entendida como uma prática de gestão organizacional holística, que exige compreensão e envolvimento da alta administração e uma cultura receptiva aos processos de negócio. É baseada em uma arquitetura de processo, que capta o inter-relacionamento entre os principais processos empresariais e que permite o alinhamento com as estratégias, metas e políticas de uma organização."

Talvez a informação mais importante para os Gestores que podemos extrair desta definição seria que para a implantação de uma ferramenta de Gestão POR Processos proporcionar de fato melhorias, gestores e alta direção das empresas precisam estar cientes de que o equilíbrio entre tecnologia, pessoas e processos será o fator chave para o desempenho de sucesso dessa ferramenta, ou seja, quase 100% dos processos que acontecem em uma empresa, seja qual for área de atuação, dependem de diferentes setores ou gerências para acontecer e justamente devido às particularidades técnicas existentes em cada uma delas não se pode contar que tudo andará com a mesma velocidade ou dedicação.

Mais ou menos assim, o que é importante para você pode não ser tão importante para mim! Essa é a maior dificuldade na implantação. É comum que se encontrem barreiras culturais durante o percurso, pois bem sabemos que melhorias implicam em mudanças e as pessoas nem sempre estão dispostas a lidar com o “novo”.

Por isso, uma metodologia é preciso para se ter o total controle das fases da implantação, neste sentido, o BPM (Business Processs Management ou Gestão por Processos de Negócios) emergiu como um princípio de gestão focalizado em construir pontes entre sistemas diversos, pessoas, e processos.


Podemos dizer então que o BPM mostra o roteiro de como implantar a Gestão POR Processo passo a passo.  O BPM é uma coleção de ferramentas integradas para dar suporte ao ciclo de vida completo dos processos, da modelagem e execução até a mensuração e a otimização dos Processos. Este roteiro está descrito e detalhado no BPM CBOK.

A algum tempo tive a oportunidade de conhecer uma outra metodologia para se dar início a implantação da Gestão POR Processo chamada de MAMP (Método de Análise e Melhoria de Processos), baseada no conhecido MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) que tem foco principal em equipamentos, mas claro como sua própria descrição, o MAMP foca em Processos.

Inicialmente iremos falar sobre o BPM que tem metodologia oficial amplamente divulgada e de conhecimento geral, mas trataremos também do MAMP em postagens posteriores.
Antes de definirmos o BPM (Business Processs Management ou Gestão por Processos de Negócios), compreendamos duas definições importantes: Negócio e Processo de Negócio.

Negócio – Grupo de indivíduos interagindo para realizar um conjunto de atividades e entregar valor aos clientes (fins lucrativos ou não, e governamental).
Processo de Negócio – É um trabalho realizado Fim-a-Fim, que ultrapassa qualquer fronteira funcional necessária e que  entrega valor aos clientes.
Somente estas definições já dão ideia da dimensão que um projeto de Gestão POR Processo. Em todo o Processo as interações devem focar os clientes internos e externos de maneira que a fluência seja contínua.

O BPMBook trás a definição formal do BPM, mas particularmente gosto também do material produzido por Gart CAPOTE e Rildo SANTOS, que auxiliam diretamente o dia-a-dia da implantação.

BPM (Business Process Management / Gerenciamento por Processos de Negócio)  É uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizado ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da  organização.

Outras definições importantes das necessidades do BPM estão expressas como:
BPMS (Business Process Management Suite – Systems) – Um BPMS é uma ferramenta complexa que, em linhas gerais, é responsável pela realização de grande parte do ciclo de vida do gerenciamento de processos de negócio.

BPMN (Business Process Modeling Notation) – Notação da Object Management Group para modelagem de Processos. Segundo a própria OMG, mantenedora da notação, BPMN é uma notação gráfica que descreve as etapas de um processo de negócio. BPMN descreve o fluxo ponta a ponta de um processo de negócio.


Assim concluímos mais uma postagem sobre a Gestão POR Processo. Na próxima, detalharemos um pouco mais sobre o BPM e na sequência falaremos também do MAMP para concluir o assunto.


Espero que continuem acompanhando nossas publicações, acompanhe, compartilhe, divulgue entre seus amigos, colegas e companheiros de trabalho as informações de nosso Blog e os vídeos de nosso canal no YouTube. Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Oi Thiago, gostei do texto. Obrigado pela lembrança.
    Abs, Rildo Santos

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    Respostas
    1. Boa noite Rildo. Fico extremamente feliz por ter gostado do texto, eu que devo agradecer por sua leitura do material e principalmente pela sua contribuição quanto ao tema. Tive oportunidade de ler vários materiais publicados por você e pelo Gart, todos de excelente qualidade e auxílio para a rotina dos processos também de manutenção. Faço questão de citá-los na bibliografia utilizada para a elaboração deste texto que está presente no arquivo disponibilizado para download.
      Forte abraço, sucesso e parabéns também pelo compartilhamento de informações tão preciosas para a gestão das empresas.
      Thiago Dutra

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