Olá amigos e
leitores do Blog Engenharia de Manutenção no Brasil. Após uma pequena contusão
no ombro finalmente de volta, ainda não completamente recuperado, mas em
condições de publicar.
Espero que
tenham gostado da entrevista com o vice-presidente da ABRAMAN Rogério Arcuri
Filho, foram informações bastante importantes compartilhadas a respeito da nova
norma ABNT-NBR-55000/2014, mas hoje continuaremos com a terceira publicação
sobre o assunto escolhido por vocês, Gestão Por Processo.
Na abordagem
de hoje entraremos das definições da Gestão por Processo. Nas duas primeiras
publicações a preocupação foi esclarecer dúvidas e equalizar as informações
sobre Processo, para somente agora nos introduzirmos aos detalhes desta inovadora
abordagem.
Basicamente o
princípio desta metodologia surgiu a partir da constatação de que os processos em
sua grande maioria não obedecem às fronteiras das gerências ou departamentos na
estrutura organizacional, por isso então seria preciso algo com o objetivo de
conectá-los, surgiu a Gestão POR Processos.
Uma das
definições mais interessantes na minha opinião, foi a realizada por ROSEMANN e
BRUIN em 2005 que diz o seguinte:
"Gestão
por processos pode ser entendida como uma prática de gestão organizacional
holística, que exige compreensão e envolvimento da alta administração e uma cultura
receptiva aos processos de negócio. É baseada em uma arquitetura de processo,
que capta o inter-relacionamento entre os principais processos empresariais e
que permite o alinhamento com as estratégias, metas e políticas de uma
organização."
Talvez a informação
mais importante para os Gestores que podemos extrair desta definição seria que
para a implantação de uma ferramenta de Gestão POR Processos
proporcionar de fato melhorias, gestores e alta direção das empresas precisam
estar cientes de que o equilíbrio entre tecnologia, pessoas e
processos será o fator chave para o desempenho de sucesso dessa
ferramenta, ou seja, quase 100% dos processos que acontecem em uma empresa, seja
qual for área de atuação, dependem de diferentes setores ou gerências para
acontecer e justamente devido às particularidades técnicas existentes em cada
uma delas não se pode contar que tudo andará com a mesma velocidade ou
dedicação.
Mais ou menos
assim, o que é importante para você pode não ser tão importante para mim! Essa
é a maior dificuldade na implantação. É comum que se encontrem barreiras
culturais durante o percurso, pois bem sabemos que melhorias implicam em
mudanças e as pessoas nem sempre estão dispostas a lidar com o “novo”.
Por isso, uma
metodologia é preciso para se ter o total controle das fases da implantação, neste
sentido, o BPM (Business Processs Management ou Gestão por Processos de
Negócios) emergiu como um princípio de gestão focalizado em construir
pontes entre sistemas diversos, pessoas, e processos.
Podemos dizer então
que o BPM mostra o roteiro de como implantar a Gestão POR Processo passo a
passo. O BPM é uma coleção de
ferramentas integradas para dar suporte ao ciclo de vida completo dos
processos, da modelagem e execução até a mensuração e a otimização dos
Processos. Este roteiro está descrito e detalhado no BPM CBOK.
A algum tempo tive
a oportunidade de conhecer uma outra metodologia para se dar início a
implantação da Gestão POR Processo chamada de MAMP (Método de Análise e
Melhoria de Processos), baseada no conhecido MASP (Método de Análise e
Solução de Problemas) que tem foco principal em equipamentos, mas claro como
sua própria descrição, o MAMP foca em Processos.
Inicialmente
iremos falar sobre o BPM que tem metodologia oficial amplamente divulgada e de
conhecimento geral, mas trataremos também do MAMP em postagens posteriores.
Antes de
definirmos o BPM (Business Processs Management ou Gestão por Processos
de Negócios), compreendamos duas definições importantes: Negócio e Processo de
Negócio.
Negócio
– Grupo de indivíduos interagindo para realizar um conjunto de atividades e
entregar valor aos clientes (fins lucrativos ou não, e governamental).
Processo
de Negócio – É um trabalho realizado Fim-a-Fim, que ultrapassa qualquer
fronteira funcional necessária e que
entrega valor aos clientes.
Somente estas
definições já dão ideia da dimensão que um projeto de Gestão POR Processo. Em
todo o Processo as interações devem focar os clientes internos e externos de
maneira que a fluência seja contínua.
O BPMBook trás
a definição formal do BPM, mas particularmente gosto também do material
produzido por Gart CAPOTE e Rildo SANTOS, que auxiliam diretamente o dia-a-dia
da implantação.
BPM (Business
Process Management / Gerenciamento por Processos de Negócio) É uma abordagem disciplinar para
identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e
melhorar processos de negócio, automatizado ou não, para alcançar resultados
consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Outras
definições importantes das necessidades do BPM estão expressas como:
BPMS (Business
Process Management Suite – Systems) – Um BPMS é uma ferramenta complexa
que, em linhas gerais, é responsável pela realização de grande parte do ciclo
de vida do gerenciamento de processos de negócio.
BPMN (Business
Process Modeling Notation) – Notação da Object Management Group para
modelagem de Processos. Segundo a própria OMG, mantenedora da notação,
BPMN é uma notação gráfica que descreve as etapas de um processo de negócio.
BPMN descreve o fluxo ponta a ponta de um processo de negócio.
Assim
concluímos mais uma postagem sobre a Gestão POR Processo. Na próxima,
detalharemos um pouco mais sobre o BPM e na sequência falaremos também do MAMP
para concluir o assunto.
Espero que
continuem acompanhando nossas publicações, acompanhe, compartilhe, divulgue
entre seus amigos, colegas e companheiros de trabalho as informações de nosso
Blog e os vídeos de nosso canal no YouTube. Até a próxima postagem!
Oi Thiago, gostei do texto. Obrigado pela lembrança.
ResponderExcluirAbs, Rildo Santos
Boa noite Rildo. Fico extremamente feliz por ter gostado do texto, eu que devo agradecer por sua leitura do material e principalmente pela sua contribuição quanto ao tema. Tive oportunidade de ler vários materiais publicados por você e pelo Gart, todos de excelente qualidade e auxílio para a rotina dos processos também de manutenção. Faço questão de citá-los na bibliografia utilizada para a elaboração deste texto que está presente no arquivo disponibilizado para download.
ExcluirForte abraço, sucesso e parabéns também pelo compartilhamento de informações tão preciosas para a gestão das empresas.
Thiago Dutra