segunda-feira, 15 de julho de 2013

Indicadores de Manutenção de Classe Mundial - Parte 1



A Manutenção abrange inúmeras áreas, conhecimentos diversos e setores industriais completamente diferentes. Poderíamos até dizer que Diversidade seria um sinônimo para Manutenção. Pense em apenas uma área em que a Manutenção não esteja presente de alguma maneira! Não conseguiu não é?
Se um dos maiores problemas dos Gestores de Manutenção é como enxergar e avaliar tudo que está acontecendo, e onde atacar para se obter melhores resultados, imagine como comparar os seus resultados ao de empresas do mesmo setor para se ter idéia se está no caminho certo!
A criação de Indicadores e a apresentação em Relatórios Gerenciais facilitaram bastante a visualização e o melhor direcionamento dos atos de Manutenção. Faltava apenas a tão importante padronização para podermos comparar essa imensa diversidade. É exatamente neste tocante que se introduz os chamados “Indicadores de Classe Mundial” ou ainda “Índices de Classe Mundial”.
São chamados Índices ou Indicadores de Classe Mundial aqueles que são utilizados segundo a mesma expressão em todos os países, dessa maneira independente da área de atuação ou ramo industrial a comparação se tornaria viável.

Podemos dizer que são SETE os Índices de Classe Mundial:
- Tempo Médio Entre Falhas (TMEF);
- Tempo Médio Para Repara (TMPR);
- Tempo Médio Para Falha (TMPF);
- Disponibilidade de equipamentos (DISP);
- Confiabilidade de equipamentos (CONF);
- Custo de Manutenção por Faturamento (CMFT);
- Custo de Manutenção por Valor Reposição (CMVR).

Apresentamos sete indicadores, destes, cinco se referem a análise da gestão de equipamentos e os outros dois diretamente à gestão de custos. Vejamos a seguir o detalhamento de cada um dos Índices citados acima. Nesta Primeira postagem falaremos do TMEF, TMPR e TMPF.

Tempo Médio Entre Falhas (TMEF)
O Tempo Médio Entre Falhas é um índice utilizado para itens reparados após a ocorrência de uma falha. Seria relação entre o produto do número de itens (NOIT) e os seus tempos de operação (HROP), e o número de falhas identificadas nesses mesmos itens (NTMC), em período determinado. Conforme a expressão a seguir:


Tempo Médio Para Reparo (TMPR)
O Tempo Médio Para Reparo deve ser utilizado para itens para os quais o tempo de reparo ou substituição é significativo em relação ao tempo de operação. Seria a relação entre o tempo total de intervenção corretiva em um conjunto de itens com falha (HTMC) e o número total de falhas identificadas nesses itens (NTMC), em período determinado.


Tempo Médio Para Falha (TMPF)
O Tempo Médio Para Falha deve ser utilizado para itens que são substituídos após ocorrência de uma falha. Seria a relação entre o tempo total de operação de um conjunto de itens não reparáveis (HROP) e o número total de falhas identificadas nesses itens (NTMC), em período determinado.



É importante observar a diferença conceitual existente entre os índices TMPF e TMEF. O primeiro (TMPF) é calculado para itens que NÃO SÃO reparados após a ocorrência de uma falha, ou seja, quando falham são substituídos por novos e, em consequência, seu tempo de reparo é zero. O segundo (TMEF) é calculado para itens que SÃO reparados após a ocorrência da falha. Portanto, os dois índices são mutuamente exclusivos, ou seja, o cálculo de um exclui o cálculo do outro para itens iguais.

Para o melhor entendimento destes três primeiros índices a figura a seguir representa graficamente um equipamento com intervalos operacionais devido à manutenção.



Em nossa próxima postagem daremos continuidade com a explanação dos outros quatro índices. Acesse, acompanhe, compartilhe!!


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